WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de Atendimento está aqui para tirar qualquer dúvida. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?

8 Dicas para Aprender Inglês através de Música

Qual é a chave para aprender Inglês ?

Determinação e persistência?

Ou é algo que já nasce com as pessoas ?

Nenhuma dessas coisas…

 

A chave é fazer com que o aprendizado seja divertido, através de ferramentas e hábitos corretos. E uma das melhores ferramentas está bem pertinho de você o tempo todo, dentro do seu smartphone!

Se você ainda não tentou, nunca é tarde demais para começar e aprender Inglês através de músicas!

 

Por que aprender Inglês através de música?

Então, o que torna as músicas ferramentas tão excelentes de aprendizagem da língua inglesa?

  • Funciona. Existe uma considerável evidência científica que demonstra como a música pode ajudar os alunos de línguas a adquirirem gramática e vocabulário, além de melhorar a ortografia.
  • Linguagem cotidiana e fala coloquial.  As músicas quase sempre contêm uma grande quantidade de vocabulário útil, frases e expressões. E, como seu público-alvo é de falantes nativos, elas incluem a linguagem usada no dia a dia e gírias.  Escolhendo as música certas, suas letras podem ser realmente úteis no processo de aprendizagem.
  • Familiarização com o som do Inglês.  Ouvir música também irá permitir que você se concentre na pronúncia e compreensão do ritmo e tom do idioma.
  • O Inglês fica “grudado” em sua cabeça.  Muitas palavras e padrões de som dentro de uma canção são repetitivos e isso torna mais fácil de memoriza-los. Você provavelmente já sabe disso, a música tem uma incrível capacidade de grudar em nossas cabeças. Melodias e letras, muitas vezes, se infiltram em nossos pensamentos e tocam mais e mais em nossas mentes. Tudo isso vai te ajudar a aprender Inglês através de músicas, pois você acaba memorizando facilmente novos vocabulários e frases. Na verdade, depois de um tempinho você vai perceber que é quase impossível esquecer tais músicas.
  • As músicas mexem com nossas emoções. Nossa relação com a música é profunda, poderosa e extremamente gratificante. É uma chave que abre as nossas emoções,  influencia o nosso humor e melhora o nosso bem-estar físico e mental. Quando algo é assim, emocional, fica bem mais fácil de lembrarmos.
  • Ouvir música é um hábito fácil.  Um dos motivos pelo qual as pessoas acham difícil aprender uma nova língua, é que elas não têm um minuto extra no dia para se dedicar a seus estudos. Mas quando você está aprendendo Inglês através de canções, você não precisa reservar muito tempo pra isso, porque a música pode estar onde quer que você vá. Você pode escutar música no carro, na cozinha, no chuveiro, na academia… E escolhendo uma música que goste você pode ouvir a mesma música várias vezes, sem enjoar.

 

Como aprender Inglês através de músicas: 8 ótimas dicas

Antes de começar você precisa selecionar as músicas de acordo com seu nível de inglês (mesmo que você não saiba nada de inglês é possível utilizar essa técnica). Isto é importante porque há um grande número de potenciais armadilhas. Por exemplo, as canções que:

  • usam linguagem difícil, que não é muito usada;
  • não são cantadas por nativos (nada contra artistas não nativos que cantam em inglês, mas se parte do objetivo é entender os nativos inglês, é provavelmente mais eficiente ouvir nativos cantando;
  • são extremamente rápidas (difíceis de aprender);
  • não têm letras disponíveis (hoje em dia isso é difícil de acontecer, né! Lol).

 

Como escolher a música certa?

Aqui vão oito dicas para te ajudar a escolher a música certa para aprender Inglês:

  1. Vá para o lugar (site) certo
  • Você pode procurar sites de compartilhamento de vídeo como o YouTube e Vimeo. Eles têm enormes bibliotecas de vídeos de música, alguns são legendados com as letras das músicas em Inglês.
  • Aqui em nosso site, a partir de hoje, iremos disponibilizar frequentemente, diversos vídeos musicais com exercícios, para você escolher e assim você vai ter certeza que estará utilizando materiais adequados para você. Disponibilizamos músicas para iniciantes (easy), intermediários (medium) e avançados (difficult), basta dar uma olhada.
  1. Selecione as músicas certas.
  • Escolha músicas que você gosta! Não há nenhuma motivação em aprender Inglês através de canções, se você realmente não apreciar a música. Este é, na verdade, o caminho mais rápido para o tédio;
  • Outra coisa a observar é que, às vezes, dependendo do estilo musical, os cantores não pronunciam o som claramente. Talvez Heavy Metal, por exemplo, não seja o melhor estilo para começar;
  • Você pode escolher músicas que contam uma história, o que poderia torná-la mais fácil de entender e imaginar;
  • Se você é um iniciante, você pode até aprender canções infantis ou canções da Disney;
  • Comece com música pop e, em seguida, vai mudando de estilo. Normalmente a música pop tende a ser sobre amor e romance, o que é bom, porque há um monte de vocabulário repetido. Quando você se sentir confortável com tal tipo de vocabulário, tente outros gêneros para pegar uma ampla gama de vocabulário.

     3. Obter apoio para entender o que está sendo cantando.

  • Seria bom se nós pudéssemos entender as letras só de ouvir as músicas. Mas, na prática, você vai precisar de um tempinho para entender as letras e seus significados. Você pode procurar sites como Lyrics.com e Smartlyrics.com ambos oferecem uma extensa biblioteca de letras. É importante procurar por sites confiáveis, onde as letras não podem ser editadas por qualquer pessoa. Se você já entende um pouco do idioma, pode ouvir a música algumas vezes antes de ver a letra, e assim você percebe o quanto conseguiu entender sem ajuda. Mas, se você for um iniciante, siga a música com a letra em inglês para acelerar o processo de entendimento.
  1. Estudar as letras e vocabulário.

Além de entender as palavras ditas, também é importante que você analise os vocabulários, e os contextos aos quais estão inseridos. Quebre a música em partes, palavra por palavra, e tente entendê-las as tornando parte de seu vocabulário. Você pode fazer isso através de um serviço flashcard como os aplicativos de repetição espaçada.

Também é interessante não usar a tradução. Se seu nível de inglês não te permite entender as palavras de uma frase, use o método de associação para descobrir o significado dos vocabulários ao invés de traduzir. Quando você traduz vocabulários, você não aprende seus significados, assim você vai ter que decorar suas traduções, e além desse processo se tornar chato, as chances de você esquecê-los são muito grandes.

Para saber mais sobre o processo de associação, faça o download gratuito do nosso E-book “ Os 10 melhores métodos para aprender um idioma”, e/ou se inscreva em nosso mini curso gratuito para aprender essa e outras técnicas de aprendizagem.

 

  1. Cantar junto.

A menos que você esteja cantando para uma plateia, não importa se você é o pior cantor do mundo. Então não se preocupe se você não possui o menor dom musical. Tente cantar em voz alta. Isso força a boca a adotar as formas certas e mover-se com o ritmo da música.

 

  1. Tentar cantar a partir da memória.

Depois de um tempo, você vai perceber que está começando a memorizar a música. Então você está pronto para dar o grande salto: tentar cantar a música sem olhar a letra. Nesse momento, você vai ser capaz de incluir os vocabulários dessa música, em seu discurso diário (vamos concordar que você pratica todos os dias um pouquinho, mesmo que sozinho, não é?! (Se não pratica, comece já!!!)

 

 7. Revise periodicamente.

Você não precisa aprender uma música completamente, e só então começar a estudar uma nova música. Na verdade, depois de se sentir confortável com uma música, você pode passar para a próxima. E, depois de um tempo, você pode voltar para a primeira música. Isso é chamado de “repetição espaçada” e tem sido provado ser mais eficaz do que tentar aprender perfeitamente tudo de uma vez.

 

  1. Encontrar novas músicas que revisam e adicionam vocabulários já aprendidos.

Este é talvez o passo mais difícil. Será ótimo se cada música nova que você escolher para estudar, tenha um equilíbrio certo de vocabulários novos e vocabulários que você já estudou. Isso te mantém motivado, e também reforça naturalmente o seu aprendizado anterior. Com um tempo de prática, você vai conseguir fazer essa seleção facilmente.

 

 

Divirta-se e divirta-se! A música é uma linguagem universal que todos nós podemos desfrutar e se relacionar. Escute músicas em inglês todos os dias e em breve você vai se surpreender com o quanto do idioma você pode aprender com facilidade. Quando você incorporar a aprendizagem de línguas em atividades divertidas, como ouvir músicas e cantá-las em voz alta, você nem vai perceber que está aprendendo uma segunda língua.

 

Se quiser ser avisado sempre que uma nova música for adicionada ao site, clique aqui  para se inscrever em nossa Lista VIP.

 

Hope you enjoy it!!!

See ya! 😀

Fechar Menu